Produção e demanda de aço na China devem cair em 2022

Produção e demanda de aço na China devem cair em 2022

A produção de aço da China e a demanda do usuário final provavelmente sofrerão algum enfraquecimento em 2022 em meio às rigorosas políticas de redução da poluição no país. O governo chinês também divulgou plano de descarbonização que deve reduzir a capacidade produtiva de aço, alumínio, cimento e outras commodities até 2025.

Segundo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), a partir de 1º de janeiro de 2022 será implantado um conjunto de padrões para cortar o consumo de energia do aço em 2% e reduzir as emissões de carbono no setor de alumínio em 5%.

O plano afeta também o desenvolvimento de várias outras matérias-primas e, de acordo com o MIIT, a capacidade de aço, cimento e commodities essenciais da China "só diminuirá" até 2025, com a adoção de mecanismos de produção escalonados para o setor de aço, enquanto as taxas de utilização das plantas devem ficar "em um nível razoável".

O país também fortalecerá a exploração de recursos domésticos de minério de ferro e cobre e apoiará o desenvolvimento de reciclagem de metais para aumentar a autossuficiência de seus recursos, disse o MITT.

2022

A expectativa de participantes do mercado é de que as medidas reduzam ainda mais a produção de aço. Em 2021, o governo já impôs restrições para que o volume não ultrapasse a produção de 2020. A Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, na sigla em inglês) estima que a produção de aço do país este ano deve fica em cerca de 1,03 bilhão de toneladas, contra um recorde de 1,065 bilhão de toneladas no ano passado.

O corte integra esforços do país para reduzir a poluição, que inclui o comércio de carbono como uma ferramenta para regular e reduzir as emissões.

Alguns governos locais estabeleceram metas de descarbonização para sua indústria siderúrgica. A província de Shandong, o terceiro maior centro siderúrgico da China, por exemplo, publicou em novembro um conjunto de limites para a indústria do aço em seu 14º plano quinquenal (2021-2025) para proteger o meio ambiente.

"A produção de aço bruto da China pode ser de cerca de 1 bilhão de toneladas em 2022", disse Li Xinchuang, presidente e engenheiro-chefe do Instituto de Pesquisa e Planejamento da Indústria Metalúrgica da China (MPI) no 10º Fórum de Tecnologia e Economia do Aço da China em 3 de dezembro. Com informações da Bloomberg, da Reuters e da Fastmarkets.

Fonte: noticiasdemineracao.com

2021 © Grupo EXE - Todos os direitos reservados.