Grupo EXE na revista Brasil Mineral

Grupo EXE na revista Brasil Mineral

Na edição nº 430 (junho/2023) da revista Brasil Mineral, tivemos o prazer de sermos convidados para participar da matéria entitulada "EXE Mineral investe mais de R$100 milhões, e se prepara para crescimento."

"Estamos de prontidão para as boas oportunidades. E se aparecerem, não temos restrição para investir no setor mineral, em que fazemos de tudo: de pré-stripping da mina até a entrega do produto para embarque". É assim que Paulo Thiago Miranda, diretor -presidente da EXE Mineral - Engenharia e Mineração Ltda., vê as perspectivas para atuação da empresa, que é pertecente ao Grupo EXE e que vem crescendo de forma exponencial no segmento de execução de serviços para a mineração.

Para ele, que está no ramo há mais de 14 anos, o mercado atualmente está aquecido e a tendência é crescer ainda mais, já que os novos mepreendimentos tendem a utilizar mais a terceirização, que possibilita a redução do capex e a agilização do cronograma, o que é válido principalmente nos projetos de médio porte, com vida útil mais reduzida. Além disso, na parte de manuseio de rejeitos, por exemplo, há empresas que preferem terceirizar, focando nas atividades-fim.

Apesar de ser relativamente jovem - a empresa foi fundada em 2019, como um braço do Grupo EXE e se tornou operacional no início de 2021, dedicando-se inicialmente à locação de equipamentos - a EXE Mineral já tem vários contratos atualmente em execução, que ocupam todos os seus equipamentos e pessoal. "Hoje nós fazemos tudo dentro do setor mineral", diz Paulo Thiago, explicando que isso envolve operação de lavra, perfuração, operação de planta de beneficiamento, descomissionamento de barragens, movimentação de estéril, produtos e rejeitos, empilhamento de rejeitos, transporte e outros serviços.

Ele acrescenta que o principal diferencial da empresa é o forte time de profissionais capacitados (engenheiros de minas, geólogos, engenheiros civis e outros), bem como as parcerias com outras empresas. "Qaundo alguém nos busca, não queremos ser apenas um prestador de serviços, mas um parceiro que agrega valor ao negócio, o que gera muita confiança em nosso trabalho. Queremos ter excelência na execução, onde quer que estejamos atuando. Tanto que o nosso nome EXE significa Excelência Multiplicada em Execução. O Grupo EXE é todo focado nisso", enfatiza o dirigente.

Ele explica que a empresa pratica vários tipos de contrato, a critério do cliente. Pode ser contrato por metro cúbico de material movimentado, um valor fixo e outro variável, vinculado a alguma métrica, ou por hora.

Sobre os diferenciais da empresa, além do time, já mencionado anteriormente, Paulo Thiago ressalta também o fato de trabalhar sempre com equipamentos novos, evitando a perda de produção por paradas não programadas. Ele diz que, nos locais onde a empresa atua, sempre há um núcleo de pessoas (gerentes, supervisores, equipe de manutenção), o que permite que a maior parte dos eventuais problemas sejam resolvidos localmente, havendo demanda da central, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, apenas em casos especiais. "Temos como padrão manter uma disponibilidade alta de equipamentos e, para isso, precisa haver um bom time local para fazer isso".

Confira o restante da matéria exclusiva através do seguinte link: https://brasilmineral.com.br/revista/430?p=43.

Fonte: www.brasilmineral.com.br

2021 © Grupo EXE - Todos os direitos reservados.