1 – Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória em seu setor de atuação, especialmente dentro da Caterpillar.
Resposta: Comecei na Caterpillar como estagiário em 1996. Passei por diversas áreas tanto no Brasil quanto no exterior, sempre muito próximo aos clientes e revendedores. Conheci novas regiões, segmentos e necessidades de clientes diferentes. Nesta trajetória, também foi muito bom perceber a evolução dos equipamentos, das práticas de gestão e do nível de conhecimento.
2 – Como você avalia a participação do setor mineral nas compras de equipamentos Caterpillar? Quais você acredita serem os setores que mais impulsionam este mercado no Brasil?
Resposta: Sou responsável pela área de Construção e Infraestrutura da Caterpillar na América Latina. O setor mineral é importante porque desenvolve práticas e influencia conceitos que acabam sendo replicados em outros setores. Assuntos como segurança, tecnologia, produtividade na operação, eficiências na manutenção e sustentabilidade são relevantes e passam por constante evolução no setor mineral, o que está alinhado com os esforços da Caterpillar e os revendedores Cat. Tanto para renovação das frotas de equipamentos quanto para expansão do parque de máquinas, a Caterpillar e os revendedores Cat estão preparados para auxiliar o cliente na definição da melhor solução para seu negócio. Além disso, a mineração acaba impulsionando a necessidade de infraestrutura tanto no site como nas regiões próximas, como estradas, hospitais, escolas e outros.
3 – Quais as principais estratégias da Caterpillar para se manter no mercado atual, tão competitivo? Como melhorar a qualidade do atendimento e garantir uma experiência positiva para os clientes?
Resposta: Continuamos a executar a nossa estratégia de crescimento rentável, concentrando-nos em três áreas principais: excelência operacional, ofertas e serviços ampliados. Adicionamos a sustentabilidade como uma quarta área-chave em 2022. O Brasil é uma região importante para a Caterpillar, onde continuamos focados em ajudar nossos clientes a atender às necessidades de infraestrutura e construção do país. Estamos celebrando em 2024 os 70 anos da Caterpillar no Brasil. Ano que vem, celebraremos 100 anos da Caterpillar no mundo. Em colaboração com nossa rede de revendedores, buscamos estar próximos de nossos clientes, escutando suas necessidades e inovando com soluções de produtos diferenciados, tecnologia e serviços que contribuam para o sucesso de seus negócios.
4 – Qual o diferencial da linha Caterpillar no desenvolvimento de tecnologias pautadas na otimização do desempenho e no controle de poluentes atmosféricos atrelada a operações sustentáveis?
Resposta: Como mencionei antes, a Sustentabilidade é uma área de foco dentro da estratégia da Caterpillar, além de ser um dos nossos valores. Nossa história é marcada pela inovação e por trabalhar junto aos nossos clientes, ajudando na construção de um mundo melhor e mais sustentável. Trabalhamos com um portfólio variado de soluções, pois entendemos que nossos clientes têm necessidades diferentes e as mudanças também acontecem em velocidades diferentes dependendo da região, segmento, ramo de atuação do cliente etc. Neste sentido, a Caterpillar continua investindo em promover a solução certa que esteja em acordo com as necessidades de produção, operação e sustentabilidade. Além de motores a diesel eficientes, temos a possibilidade de integrar outras soluções como biodiesel, biogás, gás natural, eletrificação, entre outros. Também neste sentido, os revendedores Cat podem oferecer outras soluções de serviços que otimizam o desempenho de forma sustentável, como itens remanufaturados, por exemplo, ou mesmo o auxílio em gerenciamento de frota e capacitação de operadores.
5 – A EXE Mineral hoje padroniza toda a sua frota de equipamentos de linha amarela com a Caterpillar. Qual a sua visão sobre esta estratégia?
Resposta: Em primeiro lugar, agradecemos a confiança da EXE Mineral na Caterpillar e nos revenderes Cat. Acredito que a estratégia da EXE está fundada em resultados praticados em suas operações e na experiência com nossos produtos, serviços e rede de revendedores. Neste sentido, a EXE tem uma estratégia sólida porque facilita a comunicação, colaboração e trabalho em equipe dos nossos times, EXE, revendedor e Caterpillar.
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