Entrevista ao Sr. Sandro Lima, Coordenador de Lavra e Infraestrutura da SAFM Mineração

Entrevista ao Sr. Sandro Lima, Coordenador de Lavra e Infraestrutura da SAFM Mineração

1 – Quais são as características e requisitos necessários para uma empresa se destacar e manter-se no atual mercado cada vez mais competitivo?

Resposta:

As empresas no cenário atual necessitam conhecimento e expertise do negócio que está inserida, oferecendo soluções diferenciadas e de baixo custo, qualidade nos serviços mantendo sempre foco nos resultados e custos controlados. Tendo também como prioridade a saúde e segurança dos seus funcionários.

 

2 – Por muito tempo, foi propagado o discurso de que a mineração (de maneira generalizada) era prejudicial ao meio ambiente e às comunidades vizinhas. Qual a sua opinião sobre o assunto? Acredita que esta ideia pode ser desconstruída?

Resposta:

Sim, ainda somos vistos como destruidores do meio ambiente, visto que tivemos alguns acidentes recentes com rompimento de barragens causando enorme destruição ambiental e social, mas vejo que podemos reverter este quadro realizando mineração com sustentabilidade, ou seja, equilibrando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Outro ponto relevante para mudar esta ideia é ter um diálogo aberto, franco e entender quais são os anseios das comunidades que nos abrigam. 

 

3 – Em sua visão, quais são os riscos ESG mais relevantes do setor mineral? Quais são os principais gargalos das empresas na gestão desses riscos?

Resposta:

Ambiental e social.

O impacto que a mineração causa no ambiente natural. Isso inclui questões como poluição (emissões de carbono, produtos químicos e outros resíduos) que tem que ser bem controlados para não haver agressão ao meio ambiente, o uso de recursos naturais (água, minério etc.) e as consequências para a biodiversidade, bem como tentar minimizar a nossa pegada ambiental (eficiência energética).

Nas questões sociais vem a saúde, bem-estar e segurança para funcionários. Inclusão social adequando os ambientes para a diversidade, tanto por meio do tratamento justo quanto garantindo que nenhum grupo social seja excluído ou discriminado no ambiente de trabalho.   

 

4 – A tecnologia vem tomando espaço a cada dia no nosso cotidiano e nas instituições. Como a SAFM estimula a inovação dentro da empresa?

Resposta:

Adquirindo equipamentos mais tecnológicos, sistemas de monitoramento e gestão de frotas, automatizando suas operações, capacitando as equipes

 

5 – Conte-nos qual a sua visão sobre a contribuição do setor mineral para a economia de nosso país de forma geral.

Resposta:

Atualmente a mineração e o agronegócio são a base da economia do país, tanto na geração de empregos diretos e indiretos quanto nos pagamentos de impostos, geração de renda etc. Exemplo na pandemia da COVID_19 a mineração suportou toda a crise se mantendo firme sem demissões em massa e paralizações das operações.

Fonte:

2021 © Grupo EXE - Todos os direitos reservados.