Vale e Anglo American discutem desenvolvimento conjunto de mina Serpentina

Vale e Anglo American discutem desenvolvimento conjunto de mina Serpentina

A Vale e a Anglo American confirmaram que mantêm “conversas preliminares” sobre a possibilidade de desenvolvimento conjunto do projeto de minério de ferro Serpentina. O ativo da mineradora brasileira é contíguo ao complexo Minas-Rio, da companhia sediada no Reino Unido.

A Anglo não divulgou detalhes sobre o negócio, mas a Vale informou que a parceria potencial poderia "potencializar a infraestrutura de processamento e logística já existente nas operações de Minas-Rio", que inclui uma mina, um mineroduto de 529km e um porto, além da infraestrutura da própria mineradora brasileira.

"No curso normal de seus negócios, a Vale regularmente avalia alternativas e parcerias estratégicas de geração de valor para seus acionistas, sempre à luz da estrita disciplina de alocação de capital", declarou a Vale em comunicado ao mercado.

"Nesse sentido, a companhia esclarece que manteve conversas preliminares com a Anglo American sobre a possibilidade de desenvolver, em parceria, recursos minerários do projeto Serpentina, detidos pela Vale", acrescenta o documento.

A manifestação da Vale ocorre depois de a empresa ser cobrada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após a divulgação de reportagem da Bloomberg sobre negociações para aquisição de participação na operação da Anglo American. Mas a companhia ressaltou que "não existe qualquer decisão, acordo ou compromisso relativamente ao tema".

"Diante da natureza preliminar das conversas e considerando não haver qualquer decisão ou compromisso entre as partes, a companhia avalia que tais conversas não suscitam a divulgação de fato relevante", afirmou a Vale.

A Anglo também declarou que "essas discussões são de natureza preliminar e não pode haver certeza de que qualquer acordo será alcançado ou, se houver acordo, sobre os termos ou escopo de tal acordo".

O projeto Serpentina localiza-se nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Rio Abaixo e Morro do Pilar, em Minas Gerais, e compreende direitos minerários contíguos à operação Minas-Rio, da Anglo American.

Os direitos da Vale na região compreendem 318 quilômetros quadrados e as reservas do projeto seriam comparáveis às de Itabira quando a Vale foi fundada na década de 1940.

Fonte: noticiasdemineracao.com

2021 © Grupo EXE - Todos os direitos reservados.